HISTÓRIA DE PINGO D'ÁGUA

Saiba Um pouco sobre a cidade de Pingo D'água

Conheça Pingo D'água, situada no leste de Minas Gerais, cidade onde o sol nasce primeiro.

Pingo D'água é uma cidade onde as pessoas se cumprimentam amistosa e carinhosamente, mesmo sem se conhecerem umas às outras, onde o bucolismo impera, sendo enfim, a cidade ideal para se desfrutar de tranqüilidade, paz e alegria.Cidade ideal para se gozar férias, com muita segurança, baixíssimo nível de poluição, e um acervo natural de lagoas dos mais importantes de Minas. O verde deslumbra, pela presença constante de parques, praças e árvores. A cidade é rodeada de montanhas de bonitas formações geográfica propiciada pela natureza.

HISTÓRIA DE PINGO D'ÁGUA

Em 1994, o distrito foi criado com a denominação de Pingo D`Água, pela lei municipal nº 459, de 22 de junho, subordinado ao município de Córrego Novo. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Pingo D`Água, pela lei estadual nº 12030, de 21 de dezembro de 1995, desmembrado de Córrego Novo. Foi instalado a 1º de janeiro de 1997

Apartir da emancipação a cidade começou a se desenvolver de maneira surpreendente.

Pingo D'água desfruta de clima tropical, excepcional, onde os verdes das árvores amenizam a temperatura e deslumbram os olhos de quem descobre a cidade. É uma cidade ideal...

Geografia

Pingo D'água é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2006 era de 4.755 habitantes e área de 67 Km². A cidade está situada no Vale do Rio Doce, é cercado de 40 lagoas naturais, próxima à reserva do Parque Estadual do Rio Doce, conhecido como mata do Parque, com 35 mil hectares de floresta nativa, um dos últimos remanescentes da mata Atlântica em Minas Gerais, turismo muito pouco explorado, com grande capacidade de investimento na área.

Comércio

O comércio de Pingo D'água está pautado na venda de alimentos e roupas. Conta com mercearias, bares, pensões, lojas de roupas e açougues. Ressalta-se, que grande parte da população realiza suas compras no vale do aço devido à maior concorrência e variedade de preços. Quem quiser conhecer mais sobre Pingo D´Água é só acessar o portal www.pingodagua.net, o site oficial da cidade.

Saúde

Devido ao número de habitantes, o município conta com uma Unidade Básica de Saúde - Maria de Lourdes Guimarães, localizada no centro da cidade. O município também apresenta um PSF- Programa Saúde da Família, sendo este composto por duas equipes de Agentes Comunitários de Saúde. Ressalta-se, que os casos mais graves são encaminhados em sua grande maioria para o Hospital de Referência - Vital Brasil localizado na cidade de Timóteo. Esses atendimentos são realizados via SUS e através de pactuações realizados através de convênio.

Lazer

Quem visita Pingo D'Água tem a opção de visitar o Iate Clube Tiririca, situado em uma das lagoas da região, a Lagoa Tiririca, a 7 km do centro, com possibilidade de acampamento, possuindo extensa área de camping e muita paz de espírito.

Telefonia

A cidade possui cobertura de telefonia celular sendo este serviço ofertado pela operadora OI., O DDD do município é o 033.

*Prefeito municipal: Anselmo Pires de Carvalho.   Vice: Clayber Dornelas

*Assessoria:  Antônio Rangel Corrêa

*Padroeiro: São Sebastião.

*Clubes de Futebol: Juping, Flamenguinho, Saet e o Real Master ( futebol de salão).

Referências

**Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

**Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.

**Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 200.

*Fundação: 21/12/1997 *Área Total: 70,0 km²
*Altitude: 200 m *Dens. Demográfica: 52,24 hab/km² *População: 4.755 habitantes *CEP: 35348-000

Telefones úteis:

*Prefeitura: (33) 3353-6200 & (33) 3353-6100

*Posto De saúde:

*Policia Militar                                                                                          Websites:

Prefeitura:  www.pingodagua.mg.gov.br

Cidade:  www.pingodagua.net

Wikpédia: click -Aqui

Outros:

Igreja Batista Nova América:   www.ibnapingodagua.com

Juping:  www.jupingtricolor.com